O Ásatrú é uma religião antiga, que vem de dezenas de milhares de anos. Predominava grande parte do norte da Europa e inclusive partes da Rússia. A palavra “Ásatrú” tem seu significado do Nórdico antigo, que mais ou menos significa “fé nos Aesir” ou então “Verdadeiro com os Aesir”, que logo mais falaremos sobre quem são.
Perdurou por muitos anos, mas seu declínio começou por volta do século IV, com o aumento do Cristianismo pela Europa e diminuindo as demais religiões antigas. Por volta de 731, muitos já haviam aderido o Cristianismo em grande parte da Europa, seja de bom grado ou então com ameaças de morte. Com poucas exceções, os Saxões, os Frísios e os Dinamarqueses.
Por volta do século X e XI o povo da Noruega se convertia ao Cristianismo por influência de reis cristãos que batalhavam sem cessar contra a religião Ásatrú, esmagando seus ídolos, queimando seus templos e expulsando seus seguidores, senão matando-os com mortes violentas em nome de Cristo.
Muitos daqueles que foram expulsos, se estabeleceram na Islândia, porém não duraram muito tempo. Com ameaças dos reis Cristãos da Escandinávia, boicote no comércio, acabaram por aderir a religião Cristã, porém sem destruir seus documentos e escrituras sobre sua antiga religião.
“Em 1015, a Dinamarca também esqueceu suas velhas raízes, quando Canute O Dinamarquês conquistou a Inglaterra e preparou-se totalmente para se tornar um pilar da Igreja Cristã. Os Suecos foram os mais teimosos em sua fé na religião heathenista, mas por volta de 1164, um bispo Cristão governou em Uppsala, o antigo forte de Odin e FreyR, e destruiu o Antigo Templo de Uppsala construindo no lugar uma Igreja Cristã, que ainda existe atualmente e é vista hoje em dia, como um monumento amaldiçoado, em memória ao genocídio praticado pelo Cristianismo a todos os predecessores do Ásatrú.
Como uma religião etno-cultural, Ásatrú foi parte da cultura, e mais do que isso, parte da alma dos povos norte europeus, e não morreu realmente. Ela sobreviveu entre as comunidades Góticas, e Anglo-Saxãs em um sincretismo com o Cristianismo e o Heathenismo chamado de Arianismo Católico, e mesmo os Cristãos Islândeses ainda respeitavam os espíritos da terra que foram os Landvaetter. Entretanto tal religião foi perseguida e completamente exterminada pelos Agentes da Igreja Cristã como uma religião herética e este parecia ser o fim do culto Aesir no Norte da Europa.”
Fontes: Associação Ásatrú Venatrú RN – Magia Dourada.
Muito bom que houveram várias postagens relativamente seguidas.
ResponderExcluirQuando saíra a nova postagem ? Estou ansioso.
ResponderExcluir~Nosferatus
Logo estaremos postando mais coisas, nossas postagens passam por processos rigorosos revisões e testes antes de chegar a vocês, pois prezamos pela qualidade e veracidade dos textos.
ExcluirCuriosidade:
ResponderExcluirA religião Asatru está voltando a crescer na Islândia, tendo até mesmo templo próprio e um significativo aumento de fiéis.