Pois bem, voltei aqui para dizer um pouco sobre o verdadeiro nome de Jesus, que na realidade chama-se Yeshua". Mas aonde que saiu o nome "jesus"?
Bem vamos explicar tudo certinho pra não haver problemas no intendimento:
Inicialmente que não tem cabimento a afirmativa de que o nome Jesus é de origem grega e não hebraica. Esse nome, transliterado para o grego como Iesous, é hebraico e vem de Yeshua” (as aspas no final de Yeshua” representam a letra hebraica ayin). A forma plena no hebraico (antes do cativeiro da Babilônia - 539 a.C ) da palavra é Yehoshua”,que, a partir do Cativeiro, passou a dar lugar a pronuncia abreviada de Yehoshua” dando a forma abreviada aramaica o nome Yeshua”.
O que aconteceu foi o seguinte: os judeus da Dispersão, empenhados em traduzir as escrituras hebraicas para o grego (a Septuaginta), não encontraram nessa língua uma consoante que correspondesse ao yodh do hebraico, e a solução foi recorrer à vogal grega iota, que corresponde ao nosso i. Então escreveram Ieremias, começando com i, e assim por diante, inclusive Iesous.
Mas como foi que esse i se tornou J? Foi através do latim, que deu origem às línguas neolatinas, entre as quais está o português. No latim posterior à Idade Média começou a aparecer na escrita a distinção que já existia na pronúncia entre o i vogal e o i consoante, o qual passou a ser grafado J. Por isso, ao abrir o Dicionário Latim-Português, de Santos Saraiva, você vai encontrar um verbete que começa assim: Iesus ou Jesus; e este outro: Ieremias ou Jeremias; e outros semelhantes.
Como o nome Yehoshua” se tornou Jesus (fonética histórica)? Resposta: Já vimos que o vocábulo Jesus não se deriva diretamente de Yehoshua”, mas da forma abreviada Yeshua”, através do grego e do latim.
Agora vamos ao resumo desta treta toda(risos): Jesus é uma tradução digamos "errada" da abreviação Yeshua e não do nome real Yehoshua”. Bem peço desculpas por qualquer erro de escrita ou então de dificil intendimento, mas eu voltarei para explicar melhor...
É que estou com muita pressa hoje.
Att. Cass
Nenhum comentário:
Postar um comentário